SAF-T Assurance

Nós ajudamo-lo na verificação e análise do seu SAF-T

De forma a garantir um correto preenchimento da IES+ em 2018 (no âmbito da implementação do programa Simplex+ https://www.simplex.gov.pt/medidas) a partir do SAF-T e mitigar o risco e consequências da entrega de informação incongruente à Autoridade Tributária, torna-se evidente a necessidade de validar que o SAF-T é gerado corretamente, tanto ao nível de estrutura como da informação nele contida.

De acordo com o Despacho 45/2018 – XXI:

A IES referente ao ano de 2018 terá de ser pré-preenchida através de um ficheiro SAF-T.
A AT terá todos os anos pelo menos 1 ficheiro SAF-T com todos os dados contabilísticos das empresas!

Isto quer dizer que:

Os movimentos que estão a ser efetuados em 2018 devem já obedecer à lógica das taxonomias, em vigor desde 2017.
O SAF-T de contabilidade terá que ser exportado corretamente e passível de ser analisado !

Nós podemos ajudá-lo com o nosso serviço de SAFT Assurance:

Importação de um SAF-T mensal na Plataforma col.bi

Esta plataforma permite a análise de todos os dados constantes no seu ficheiro SAF-T, assim como a identificação de problemas de sintaxe, de integridade e de materialidade, através da realização de um conjunto abrangente de procedimentos automáticos de auditoria sobre o universo de todas as transações nele contidas.

Identificação dos findings

Identificação das possíveis anomalias do seu ficheiro SAF-T (tanto ao nível de estrutura como ao nível da qualidade dos dados)

Explicação dos findings

Fazemos a explicação de cada incongruência encontrada, tipificando o resultado da análise do ficheiro SAF-T.

Recomendações para correção das incongruências do ficheiro SAF-T

Tendo por base a tipificação das incongruências resultantes na análise do ficheiro SAF-T, apontamos recomendações para corrigir estas mesmas incongruências, podendo elas ser tecnológicas (ao nível do ERP) como de consultoria fiscal.

Quais as vantagens do SAF-T Assurance e da Plataforma col.bi?

Capacidade de identificar e corrigir atempadamente problemas de integridade, de materialidade e sintaxe da informação reportada no ficheiro SAF-T que poderão ser alvo de análise pela Autoridade Tributária.

Garantir o compliance da informação enviada à Autoridade Tributária com o que efetivamente é exigido nas diversas portarias referentes ao SAF-T.

Desmistificação das dificuldades normalmente associadas à configuração e exportação dos ficheiros SAF-T nos diversos softwares de Contabilidade e de Faturação.

Nós ajudamo-lo na verificação e análise do seu SAF-T!